O 1º robô autônomo para desinfecção de ambientes do Brasil não utiliza produtos químicos, não necessita de contato para o manuseio e é capaz de eliminar 99,97% de micro-organismos quando expostos à luz UV, com eficácia garantida inclusive no combate à COVID-19. Para quem ainda não conhece, esse é o sistema Hygis, desenvolvido pela UVTRONIC e equipado com lâmpadas ultravioletas germicidas de alta potência, oferecendo toda a eficácia e rapidez que a tecnologia UV-C é capaz.
Compreender o potencial da tecnologia UV-C fica mais fácil com as palavras do professor titular da Universidade de São Paulo (USP), o físico e cientista Vanderlei Salvador Bagnato – que em entrevista para o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo destacou a luz UV-C como “um excelente agente para eliminar os vírus em geral” o explicou a ação dela no novo coronavírus: “O vírus é composto por uma camada proteica e material genético. O UV-C, ao incidir no vírus, destrói tanto esta camada quanto o material genético, inativando o microrganismo”.
Para os ambientes hospitalares, a desinfecção de ambientes é um dos principais componentes de um programa abrangente de prevenção de infecções de alta qualidade, juntamente com a higiene das mãos e administração de antibióticos. Ao longo da pandemia causada pelo novo coronavírus, a preocupação com a higiene e desinfecção de ambientes se tornou comum à população e a busca por maneiras eficientes e rápidas de deixar ambientes livres do vírus é comum a diversos tipos de empresas e comércios. E foi justamente isso que Evandro Cerqueira, CEO da UVTRONIC apontou em matéria da Rádio Itatiaia “A técnica de radiação ultravioleta para desinfecção e eliminação de microorganismos já é utilizada há várias décadas, é uma tecnologia consolidada e agora, no cenário da Covid-19, vem se popularizando. Tivemos um aumento expressivo na nossa demanda e os principais interessados – além das instituições de saúde que precisam da desinfecção rápida de leitos, tomógrafos, UTIs e afins – são grandes empresas de diversos segmentos que se preocupam com a preparação de seus ambientes para retomada dos trabalhos, para receber seus colaboradores e para a circulação do público em geral”, disse.
Embora a limpeza manual tradicional sempre tenha um papel importante na desinfecção das instalações e continue sendo uma prática padrão, suas limitações são conhecidas, com apenas 50% de eficácia. As incidências de vírus e bactérias em estabelecimentos de saúde em todo o mundo demonstram suas deficiências. Além disso, os métodos manuais de desinfecção consomem muitos recursos, são propensos a erros humanos e não desinfetam o ar. Por isso, em casos como os de instalações hospitalares, a incorporação de um processo de desinfecção sem toque como o Hygis, pode significar um avanço na redução das taxas de mortalidade por infecções hospitalares.
Com design cuidadosamente pensado para fornecer a exposição ultravioleta germicida direta capaz de desinfectar o ar e superfícies em áreas desocupadas, e projetado para ser operado pela equipe de limpeza diária – sendo um complemento aos protocolos de limpeza diário, que não deixam de ser necessários, o Hygis elimina erros humanos no processo de desinfecção e pode ser operado por tablet ou smartphone.
Purificação rápida, eficaz e em grande escala, sem riscos, imune a falhas humanas e com garantia de repetibilidade, para que seu processo de desinfecção seja sempre do mesmo jeito. O Hygis é UVTRONIC, tecnologia trabalhando ao seu favor.