A tecnologia de ponta e a eficiência do sistema Hygis da UVTronic foram destaque em matéria do Jornal da Cidade. Intitulada “Tecnologia ultravioleta pode eliminar vírus dos ambientes” a matéria de junho de 2020, vem completa e logo de cara exalta a inovação aplicada ao Hygis em favor da desinfecção segura e eficaz.
O jornal Belorizontino aponta a irradiação germicida ultravioleta como arma essencial na guerra contra o coronavírus, principalmente diante da urgência da retomada de atividades em locais de grande circulação de pessoas, seja para empresários ou gestores públicos. A reportagem ainda explica que a utilização de raios UVC, faixa do espectro eletromagnético eficaz na inativação de microorganismos como vírus, bactérias e fungos, atua através da quebra das cadeias de DNA e RNA.
É possível compreender no texto a aplicação da tecnologia robótica AMR (Autonomus Mobile Report) no Hygis, que faz dele o primeiro robô autônomo de desinfecção do Brasil. A explicação sobre como o Hygis pode ser usado em hospitais, quartos de hotéis, shoppings, fábricas, escritórios, aviões, aeroportos e outros ambientes, ficou por conta do CEO da UVTronic, Evandro Cerqueira, que detalhou: “Em primeiro lugar, nós mapeamos o ambiente utilizando um sensor LIDAR (Light Detection And Ranging) e inserimos essas informações no sistema Hygis. Assim ele estará pronto para percorrer sozinho todo o local , emitindo sua luz UVC que purifica o ar e as superfícies, inclusive contornando qualquer obstáculo que esteja no local, sem depender da intervenção de pessoas”.
Vale destacar que o Hygis possui alertas de voz e luminosos, e ao descarregar se encaminha sozinho à central de recarga!
Por enquanto, o setor hospitalar é o que mais procura pelo Hygis, já que o equipamento é um auxílio ímpar na redução de índices de infecção hospitalar e oferece a possibilidade de liberação rápida e confiável de leitos para novos pacientes. “O Hygis ajuda nessa tarefa e garante uma maior proteção para os pacientes, equipe médica e equipe de limpeza. Além disso, com o uso do Hygis, o processo de desinfecção está livre de falhas humanas e é realizado de forma padronizada”, contou Evandro.