A pandemia de Covid-19 trouxe à tona a importância dos cuidados com a higiene nos ambientes em que há qualquer tipo de aglomeração de pessoas. Muitas empresas não estavam cientes de que, ao atender seu público ou receber diariamente seus colaboradores, estavam expondo todos ao risco de contrair ou disseminar doenças.
Dentre as diversas estratégias de combate à propagação de vírus e bactérias, a tecnologia UV-C se destaca por oferecer eficácia superior a muitos outros produtos. Para entender melhor sobre essa tecnologia, continue lendo e tire suas dúvidas.
Como funciona
A radiação ultravioleta (UV) corresponde à parte do espectro eletromagnético potencialmente mais energética do que a luz visível. Estas características conferem o chamado “efeito ionizante”, que tem a capacidade de gerar danos a certas formas de vida. A faixa mais eficiente para isso é também a mais energética, a UV-C.
Em condições de exposição ideais, a radiação UV-C consegue eliminar bactérias e fungos, e também desativar um vírus. Tanto é que essa região é conhecida por “ultravioleta germicida”. Diversos testes realizados ao redor do mundo têm comprovado que o sistema é eficaz para inoculação da COVID-19.
É importante dizer que cada tipo de radiação é capaz de causar um tipo de dano. Por exemplo, a radiação UV-A provoca alterações na pele, podendo causar seu envelhecimento; a radiação UV-B, por sua vez, é apontada como a responsável por provocar mutações genéticas que podem resultar no câncer de pele. Apenas a radiação UV-C tem potencial germicida, sendo capaz de inativar fungos, bactérias e vírus.
Outro ponto importante a se considerar é que a radiação emitida pelo sol é composta por raios dos três tipos, mas os raios UV-C possuem comprimento de onda menor e são absorvidos pela camada de ozônio da Terra, ou seja, boa parte do que é emitido não chega à superfície terrestre. Isso significa que a luz solar não possui o poder germicida oferecido pela tecnologia UV-C.
Principais dúvidas
Algumas pessoas podem se sentir inseguras quanto ao uso dessa tecnologia por acreditarem que trata-se de algo inventado recentemente, como um paliativo de emergência por causa da pandemia, mas isso não é verdade. Há muitos anos a tecnologia UV-C já vem sendo utilizada em esterilização de ambientes, como hospitais e aviões.
Quanto à sua ação contra vírus, fungos e bactérias, a irradiação UV-C atua destruindo seu material genético (RNA e DNA) ou provocando mutações que os tornam inativos, por isso, dependendo da exposição e intensidade da radiação, o local em que é utilizada fica desinfectado.
Vale destacar que a tecnologia não deve ser utilizada para desinfecção de pessoas, mas sim de ambientes e objetos, pois a exposição de seres humanos pode acarretar danos à pele e aos olhos.
A UVTRONIC desenvolveu o Hygis Pro combinando a eficácia da tecnologia UV-C com o sistema robótico AMR (Autonomous Mobile Robot), obtendo uma desinfecção muito mais ágil e eficaz, isenta de falha humana. O Hygis é a solução do futuro para ambientes mais seguros e vai fazer a diferença para o seu negócio.
Para saber mais, entre em contato e fale com um de nossos consultores: (31) 3526-1500