Consultórios odontológicos sempre foram alvo de cuidadosa e intensa desinfecção, por se tratar de um ambiente propício à contaminação e propagação de doenças. Com a chegada da pandemia de Covid-19, cresceu a necessidade de mais atenção com os cuidados de limpeza e higiene.
O profissional de odontologia precisa ter um contato muito próximo com os pacientes, o que inclui saliva, sangue e outros fluidos corporais. Por causa disso, já é protocolo que após cada atendimento seja realizada a limpeza e desinfecção do consultório, com todos os seus equipamentos e instrumentos.
Hoje em dia esses cuidados precisam se estender aos demais objetos presentes, como cadeiras e maçanetas, além de quaisquer outros espaços, como recepção e banheiros.
O Conselho Federal de Odontologia aponta o hipoclorito de sódio a 1% e o álcool 70% como os principais agentes de desinfecção, além de toalhas de papel, água e detergente para superfícies e objetos.
Mas e o ar da clínica odontológica? Como fica?
Quando falamos de segurança e prevenção contra patógenos mortais na odontologia, a tecnologia UV-C é a melhor solução. No entanto, é preciso se atentar para o melhor uso da radiação e escolher o equipamento certo.
Quando falamos da prática odontológica, o maior perigo são os aerossóis, pequenas gotículas de saliva e outras secreções que se espalham pelo ar. Nesse caso, a utilização de sistemas fixos, como lâmpadas e luminárias UV, não é a mais eficaz.
Para garantir a segurança de paciente e profissional, realizando a desinfecção correta do ar, desenvolvemos Hygis Air Odontologia, um sistema de ar condicionado central capaz de realizar a sucção do ar, submeter à desinfecção UV-C e devolver o ar despatologizado ao ambiente.
Como a tecnologia UV-C funciona?
A UV-C ou faixa UV germicida, também conhecida como “UV de onda curta” ou radiação ultravioleta (UV), com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros, altera o material genético dos microrganismos (DNA), impedindo sua multiplicação.
A tecnologia ultravioleta é uma abordagem da desinfecção sem a utilização de produtos químicos. Nesse método de desinfecção, nada é adicionado, o que torna esse processo simples, barato e com baixa demanda de manutenção.
A luz UV, especificamente entre 200-280nm (UVC ou faixa germicida), inativa pelo menos dois outros coronavírus que são parentes próximos do vírus COVID-19: SARSCoV-1 e MERS-CoV. Uma ressalva importante é que essa inativação foi demonstrada em condições controladas em laboratório. A efetividade da luz UV na prática depende de fatores como o tempo de exposição e a capacidade da luz UV atingir o vírus na água, no ar e nas dobras e fendas de materiais e superfícies.
A luz UV-C é germicida, isto é, desativa o DNA de bactérias, vírus e outros patógenos e, assim, destrói sua capacidade de multiplicar e causar doenças. Especificamente, a luz UV-C causa danos ao ácido nucleico dos microrganismos, formando ligações que impedem que o seu DNA seja descompactado para replicação. Dessa forma, o microrganismo é incapaz de se reproduzir.
Leve o Hygis Air Odontologia para o seu consultório, fale com a gente por telefone: (31) 3526-1500 ou acesse nosso site: https://uvtronic.com.br/hygis/ .