Com eficácia comprovada por especialistas do mundo todo, a utilização de luz ultravioleta para eliminação de microorganismos como vírus, bactérias e fungos é destaque em tempos de guerra contra o Coronavírus. Eficaz contra o vírus causador da Covid-19, a tecnologia dos raios UVC – espectro da luz ultravioleta que tem essa ação de desinfecção – ganha ainda mais espaço quando aliada à automação.
Esse é o trabalho feito pela UVTronic, empresa mineira criadora do sistema Hygis, o primeiro robô autônomo de desinfecção do Brasil. E é o sistema Hygis que vem ganhando cada dia mais destaque em publicações de reportagens sobre o combate ao coronavírus.
Matérias dos site SEGS – de Santos, São Paulo e do STARTUPI, também de São Paulo, bem como reportagem do Jornal da Band, destacam que os raios UVC são eficazes pois a radiação emitido por eles causa um dano que impede o microrganismo de se reproduzir – ou se multiplicar, no caso dos vírus, que dependem das células de um hospedeiro para fazer a replicação de seu material genético (RNA ou DNA). A matéria aponta que também há estudos que garantem que os raios ultravioleta podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira.
O Hygis ganha destaque ao ser apontado seu teste e aprovação na clínica mineira Oncomed. “A Oncomed, é especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas e realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e um tratamento humanizado a todos os pacientes. A utilização do nosso produto trouxe mais segurança e qualidade aos pacientes da clínica”, contou o CEO da UVTronic Evandro Cerqueira.
Evandro também salientou às publicações que existem 3 tipos de raio ultravioleta semelhantes, mas apenas o UV-C é capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies e ambientes. “Outro fator importante é que os vírus não desaparecem instantaneamente, cada aparelho tem seu tempo certo de utilização que varia entre 1 e 15 minutos, no caso da torre com lâmpada, a Hygs Pro, uma torre UVC Robotizada 100% autônoma para desinfecção rápida de ambientes com tecnologia Autonomous Mobile Robot – Robô AMR, alimentado por baterias que pode ser utilizado para desinfecção de máscaras e ambientes”, finaliza.
Uma curiosidade é que no começo, esta tecnologia era usada na água, sendo fundamental para higienizar água potável, pois alguns parasitas são resistentes à desinfetantes químicos. Hoje, na China, ônibus inteiros são esterilizados com essa tecnologia. E o metrô de Nova York também já usa emissores de UVC para limpeza.
Diante disso, a UVTronic desenvolveu a linha Hygis, um sistema móvel de desinfecção rápida de ambientes que une a tecnologia de inativação de vírus e bactérias por radiação ultravioleta (UVC) a autonomia de equipamentos que mapeiam ambientes, têm comando por voz e vão recarregar sozinhos. Ao todo são 12 produtos, que custam a partir de R$5 mil que podem ser utilizados em hospitais, quartos de hotéis, shoppings, fábricas, restaurantes, escritórios, aviões, aeroportos, entre outros ambientes.